Robótica, Mecatrônica, Biônica e Inteligência Artificial
Os termos Robótica, Mecatrônica, Biônica e Inteligência Artificial se tornaram muito populares nos últimos anos, apesar das definições serem ainda um pouco controvertidas. A ideia de máquinas que possam trabalhar para os humanos, nos livrando de trabalhos desagradáveis ou perigosos, ou seja, escravos ou empregados eletrônicos que não fazem greves ou pedem aumento de salários, tem sido explorada intensamente em filmes e livros de ficção científica.
A robótica envolve matérias como engenharia mecânica, engenharia elétrica, inteligência artificial, entre outras, com uma perfeita harmonia, que se faz necessária para se projetar essas maravilhosas tecnologias. Temos hoje robôs em várias áreas de nossa sociedade: robôs que prestam serviços, como os desarmadores de bomba, robôs com a nobre finalidade da pesquisa científica e educacional e até mesmo os robôs operários, revolucionando a produção em série, substituindo o carne e o osso pelo aço, agilizando e fornecendo maior qualidade aos produtos.
A Mecatrônica trata de dispositivos que unem a eletrônica a mecânica de modo a realizar algum tipo de tarefa de um modo inteligente. E, quando falamos em mecânica não podemos deixar de incluir a pneumática e a hidráulica também tratadas como eletro-pneumática e eletro-hidráulica.
A Inteligência artificial é a capacidade de dispositivos eletrônicos de funcionar de uma maneira que lembra o pensamento humano. Isso implica em perceber variáveis, tomar decisões e resolver problemas. Enfim, operar em uma lógica que remete ao raciocínio.
A inteligência artificial já é aplicada em vários segmentos da economia. Na indústria , com a automação, as máquinas não param de ficar mais inteligentes. Há equipamentos que fabricam e conferem os produtos sem precisarem ser operados por um humano.
GPS,carros autônomos, atendimentos a usuários, banco e varejo on line são alguns exemplos de atuações da Inteligência Artificial.
A engenharia biônica é uma área do conhecimento transversal, pelo fato de se relacionar com outras áreas: a inteligência artificial, a nanotecnologia, os sistemas de comunicação, a automatização de processos, a produção de novos materiais e a robótica. Em relação às suas aplicações, há uma grande variedade: nas pessoas com deficiência física ou sensorial, no setor de serviços, na indústria e na carreira espacial.
Fontes: Blog Inteligência Artificial, Conceitos.com e Engenharia Biônica