Principais Sistemas Mecânicos do Carro
O carro é uma necessidade para a maior parte dos brasileiros, pois facilita bastante o atendimento a compromissos de rotina, principalmente quando trajetos maiores devem ser percorridos.
Contudo, um veículo não está imune a problemas e imprevistos, que podem dar uma grande dor de cabeça para o motorista.
Como exemplos, podemos citar as seguintes situações:
-o carro pode não ligar porque a bateria passou do prazo de validade;
-pode ocorrer um superaquecimento;
-o sistema de freios pode estar com defeito;
- combustível adulterado pode ter prejudicado o funcionamento do motor;
- os ocupantes do carro podem estar respirando um ar sujo porque o filtro de ar não foi trocado segundo as especificações contidas no manual do proprietário.
Como você pode ver, são inúmeras as situações que podem gerar estresse e atrapalhar os planos do motorista.
A dica é saber mais sobre os principais sistemas mecânicos do carro
Você sabe como funciona o sistema mecânico de direção?
Para explicar, vamos pegar carona no artigo de Gionei da Rocha, professor do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) em Blumenau (SC).
Segundo Gionei, o sistema de direção possui componentes que trabalham em conjunto. Isso faz com que o movimento de giro do volante seja transferido à caixa de direção e também às rodas.
É o que permite a manobra do veículo em condições normais de direção.
Então, quais são os componentes do sistema mecânico de direção? Vamos a eles:
volante de direção;
coluna de direção;
caixa de direção;
barra de direção;
terminal de direção.
Não é preciso entender tudo sobre mecânica de carros para saber que um problema na direção pode ter consequências trágicas.
Contudo, há outras partes do carro que também merecem muito a sua atenção.
Neste outro artigo do site G1, o engenheiro mecânico Denis Marun relaciona 7 peças do carro que, em caso de falhas, podem causar um acidente grave. Veja quais são elas:
freio;
pneu;
amortecedores;
correia serpentina;
parafusos de roda;
terminais de direção e pivôs.
Marun destaca, ainda, problemas na caixa de direção hidráulica ou vazamentos das mangueiras que fornecem o óleo hidráulico.
Em caso de problemas como os citados, explica ele, o volante do carro poderá endurecer repentinamente.
“Ainda assim, ele funcionará. Mas, se você estiver fazendo uma curva em alta velocidade, existe a possibilidade de acabar ‘visitando’ a pista contrária”, adverte.
Portanto, revise de forma periódica o sistema mecânico de direção.
O próximo sistema mecânico veicular que apresentarei é o de freios.
Quais são os componentes do sistema de freio?
O sistema de freio dos automóveis é composto pelos seguintes mecanismos:
freio;
pedal;
cilindro mestre;
tambor de freio;
fluido de freio.
Há uma observação bem importante sobre o fluído de freio: a sua troca deve ser feita todos os anos ou depois de mil quilômetros rodados.
E para que serve o fluido de freio?
Ele tem a função de tornar o sistema de frenagem mais eficiente. Afinal, todos os motoristas sabem de cor que é impossível dirigir um carro sem a possibilidade de frear.
Para entender tudo sobre mecânica de carros, vale saber, ainda, que o sistema de freios pode ser dividido em freio motor, freio de estacionamento e freio de serviço. Você sabe o que é cada um deles?
Veja abaixo:
freio de serviço: é o pedal do automóvel;
freio de estacionamento: é o que os motoristas chamam de freio de mão;
freio motor: é o freio que realiza a diminuição das marchas do carro.
Relacionado ao bom funcionamento do sistema de freios, há um processo que você deve conhecer, denominado fading. Você sabe o que é?
Conforme escreveu neste artigo do site Carros Infoco, Anderson Dias, técnico em mecânica automotiva, o fading corresponde ao enfraquecimento do material de atrito, ou seja, pastilhas e lonas de freio. “Estes, quando superaquecidos, perdem momentaneamente seu poder de fricção. Consequentemente, a força de frenagem do veículo fica comprometida”, explica.
E qual o papel do amortecedor?
Ele serve para controlar o movimento da suspensão, além de aumentar a durabilidade dos pneus.
O jornalista automobilístico Vinicius Tarouco comenta neste artigo que sua principal função é fornecer, ao motorista, mais segurança por meio da estabilidade do automóvel e adicionar conforto na hora da condução.
Além disso, ele controla os movimentos de abertura e fechamento das molas, mantendo, assim, o contato dos pneus com o solo.
E de quanto em quanto tempo é necessário substituir o amortecedor?
Ele tem uma duração muito longa em comparação a outras peças e componentes do veículo. Por exemplo, recomenda-se que seja trocado o filtro de ar ou o óleo do motor aproximadamente a cada 10 mil quilômetros rodados.
Se o seu carro foi revisado e não roda por ruas repletas de buracos, o amortecedor pode ser trocado a partir de 100 mil quilômetros. Ou seja, com uma quilometragem dez vezes maior em relação à indicada para troca do filtro de ar e do óleo do motor.
Um dos sinais de necessidade de troca de amortecedor é quando o motorista sente certa instabilidade na direção do carro.
Se, ao conduzir o seu veículo, sentir a direção endurecida ou emitindo barulhos estranhos, possivelmente os amortecedores precisam ser substituídos.
Fonte: Doutor Multas.com