Onde trabalha um técnico em Hidrologia?
O profissional formado no Curso Técnico em Hidrologia poderá trabalhar em Instituições públicas, privadas e do terceiro setor, universidades, agências governamentais, empresas de obras hidráulicas e controle de erosão, empresas de saneamento básico, consultoria ambiental, organizações de proteção ambiental e empresas de consultoria em engenharia. Fora das instituições de pesquisa, podem trabalhar para empresas de engenharia, governos federais e estaduais e grupos ambientais sem fins lucrativos.
Dependendo do seu local de trabalho, poderá ter as seguintes atribuições:
• Instalação, operação e realização da manutenção de equipamentos destinados à medição de níveis e vazão em rios, lagos e estuários e de equipamentos para registro de correntes, marés, ondas e outras características marítimas;
• Coleta, interpretação e análise de sedimentos;
• Execução do levantamento de bacias hidrográficas em campo e por meio de ferramentas cartográficas;
• Realização de ensaios de infiltração, bombeamento em poços e ações de controle de erosão;
• Participação de projetos de obras hidráulicas e da execução de estudos em modelos reduzidos.
Hidrologistas, quem são?
Um hidrologista estuda as propriedades físicas dos sistemas de água da terra realizando extensas pesquisas de campo e de laboratório. Ele ou ela pode estudar o papel da água em um ecossistema, medir a quantidade de chuva em uma determinada área ou testar amostras de água para determinar a presença de poluentes. Os hidrólogos de pesquisa dedicam meses ou até anos a projetos específicos que exigem o rastreamento de mudanças nos sistemas de água ao longo do tempo.
Um hidrologista pode coletar amostras diretamente de lagos, córregos ou outras fontes de água para analisar o conteúdo de água e verificar a presença de poluentes.
Ele também pode recuperar amostras de solo e plantas próximas para determinar os efeitos da poluição da água nos organismos vivos.
Hidrólogos governamentais e sem fins lucrativos estão frequentemente envolvidos em esforços de conservação e conscientização, ensinando as pessoas sobre os perigos de poluir os sistemas de água e desperdiçar recursos hídricos valiosos. Os hidrologistas examinam as propriedades da água, as maneiras pelas quais ela é distribuída e os efeitos da água na superfície da Terra, com o objetivo de entender os sistemas complexos e interconectados que ditam a vida na Terra.
O estudo da hidrologia, de uma forma ou de outra, também foi vital para as pessoas que vivem em áreas baixas e propensas a inundações, permitindo que tomem medidas para reduzir o risco de inundações e prever potencialmente.
Fonte: Central Pronatec/ Portal São Francisco