O que é Engenharia de Hidrologia?
Engenharia de hidrologia é o projeto e construção de equipamentos e estruturas para monitorar, controlar e armazenar água.
O termo “hidrologia” refere-se à relação da água com o meio ambiente.
Um engenheiro de hidrologia usa os princípios de engenharia para projetar barragens para contenção de água, estações de bombeamento para distribuição e diques e anteparas para controle de inundações.
As primeiras aplicações da engenharia de hidrologia podem ser rastreadas milhares de anos. Barragens foram construídas no rio Nilo para controlar as inundações.
Os gregos e romanos construíram aquedutos e canais para gerenciar o suprimento de água para suas cidades. Obras de terraplenagem foram construídas por civilizações antigas para controlar as inundações dos rios.
Portões e válvulas de controle de água foram usados para inundar ou irrigar campos quando os níveis dos rios eram adequados, e bombas foram projetadas para mover a água dos rios ou lagos para os campos que precisavam de irrigação.
A revolução industrial trouxe uma abordagem mais estruturada para a engenharia de hidrologia. A água era usada para alimentar moinhos de grãos e dispositivos mecânicos simples.
Barragens e tubulações eram necessárias para abastecer as cidades em crescimento com água fresca e a eletricidade era gerada a partir desses mesmos sistemas de armazenamento.
Sistemas sanitários eram necessários para gerenciar um problema crescente de resíduos. As cidades em crescimento expandiram-se para áreas não desenvolvidas devido a inundações ou lençóis freáticos elevados, resultando na necessidade de controle de inundações e drenagens.
Os papéis do hidrólogo e engenheiro de hidrologia divergiram até certo ponto durante o século XX. Os hidrologistas geralmente estão mais focados no gerenciamento de recursos hídricos, no planejamento de inundações e nos impactos do clima no equilíbrio da água em uma determinada região.
Os engenheiros de hidrologia usam as pesquisas e estimativas dos hidrologistas para projetar e construir os sistemas que fornecem água, removem resíduos, controlam inundações e fornecem armazenamento para as necessidades atuais e projetadas de água.
Um interesse crescente em hidrologia resultou em algumas universidades reconhecendo a hidrologia e a engenharia de hidrologia como programas de graduação. Muitos hidrólogos e engenheiros que se formaram desde a década de 1930 podem ter estudado engenharia civil e perseguido seu interesse em hidrologia após a graduação.
A engenharia de hidrologia também é crítica para o projeto adequado de irrigação agrícola e controle de inundações e resultou em estudos universitários que conectam engenharia e hidrologia agrícola.
A engenharia de hidrologia afeta muitas outras áreas ao redor do mundo. O controle de inundações e o gerenciamento de fluxo de rios afetam o projeto da ponte.
Os projetos de portos e portos mudam constantemente para acomodar novos navios de carga e passageiros. Mudar o clima global no século XXI e além pode exigir uma reformulação maciça do controle de inundações, se as estimativas propostas de aquecimento global se tornarem realidade e os níveis do mar subirem como previsto. À medida que a produção de alimentos se torna crítica em muitas partes do mundo, os engenheiros de hidrologia e de recursos hídricos podem ter uma responsabilidade crescente de fornecer suprimentos de água adequados.
A maioria dos novos cientistas inicia suas carreiras como assistentes de campo e de laboratório, aprendendo sobre técnicas práticas de pesquisa em primeira mão com hidrologistas experientes.
Os assistentes podem ser responsáveis pela criação de experimentos, inserção de dados e interpretação dos resultados. Após um certo período de tempo trabalhando como assistente, um hidrologista que comprove sua competência pode começar a desenhar novos projetos e conduzir pesquisas independentes.
Fonte: Portal São Francisco