Normas para Instalação de Gás
Sabendo que o gás é um produto inflamável que deve ser manuseado e instalado com todo o cuidado, para isso, foram criadas as normas que devem ser seguidas na hora de sua instalação. A forma como é feita a instalação do gás pode ser responsável por diminuir ou aumentar os risco de vazamentos e acidentes domésticos.
A principal função das normas para instalação de gás é justamente tentar diminuir o risco de acidentes e vazamento de gás. Até porque, muitas pessoas acabam sendo pegas de surpresas e como estão despreparadas para lidar com a situação, a possibilidade de acontecer um acidente grave só aumenta.
Vejamos as principais Normas Para Instalação De Gás:
NBR 15526 – Redes de distribuição internet para gases combustíveis em instalações residenciais e comerciais
A norma para instalação de gás NBR 15526 é responsável por estabelecer os requisitos essenciais para concretizar e executar um projeto de instalação de gases combustíveis em locais residenciais e comerciais para que não a ultrapassem a pressão de operação de 150 kPa e que tenham a possibilidade de ser abastecido por canalização de rua e por centrais de distribuição de gás. O gás é conduzido por um sistema de tubulação até seu local de destino.
NBR 13103:2013 – Instalação de aparelhos a gás para uso residencial
Esta norma é responsável por estabelecer as exigências mínimas para a instalação de aparelhos a gás com o objetivo de serem usados em residências. Uma dessas exigências é o somatório de potências não deve ultrapassar o valor de 80,0 KW dentro de um local de instalação.
NBR 15358:2014 – Rede de distribuição interna para gás combustível em instalações de uso não residencial de até 400 kPa.
Esta norma é a responsável por estabelecer as normas mínimas exigidas para a instalação de interna de gás combustível de uso não residencial, como atividades comerciais ou industriais que não podem exceder a pressão de 400 kPa durante as operações. Tem que ter disponibilidade para ser abastecido por centrais de distribuição de gás e por canalização de rua.
Essas são as principais normas estabelecidas. Agora, vamos citar alguns outros requisitos exigidos para fazer um instalação de gás adequada.
Outros Requisitos das Normas para Instalação de Gás
O botijão de gás deve ser fabricado seguindo as instruções das normas técnicas e tem que passar pelo teste de controle de qualidade todas as vezes em voltar para a central de reabastecimento e deve ser manuseado corretamente, ou seja, sempre na posição vertical.
Os recipientes de armazenamento de gás devem ser de aço e apropriados para suportar altas pressões.
Nas residências, o botijão P 13 deve ser colocado do lado de fora da casa, em um ambiente ventilado e arejado porém que não fique exposta ao sol ou a chuva. Assim, evita a ocorrência de muitos acidentes.
Recipientes utilizados em ambientes como hospitais, indústrias, escolas, entre outros. Os botijões, geralmente no modelo P 45 ou tanques estacionários, devem ser armazenados em abrigos construídos especialmente para esta função. Dever ser no exterior do local, em um ambiente arejado, sem fontes de calor e com equipamentos contra incêndio.
Em caso de não haver uma rede de hidrantes no local é necessário a colocação de extintores de pó químico de 4 kg cada. Os botijões não podem ficar em contato com terra ou em locais com acúmulo de água. Também devem ser colocadas placas sinalizadoras, dizendo: “PERIGO INFLAMÁVEL” e “PROIBIDO FUMAR”.
A tubulação aparente facilita a detecção de vazamentos ajudando a agir de maneira mais rápida. Deve estar pintada de amarelo para que se possa identificar de imediato o tubo usado para transportar o GLP
Essas são algumas das principais normas para a instalação de recipiente de armazenamento de gás em ambientes não residenciais e residenciais. Criadas com o objetivo de diminuir os riscos de manuseio e utilização de produto inflamáveis. Certifique-se de comprar botijões apenas em empresas que sigam essas normas e que sejam credenciadas.
Fonte: R W Engenharia