Empresas Técnicas de Macaé e Campos elogiam ação do CRT-RJ
Descrição
A visita da comitiva do CRT-RJ aos municípios de Macaé e Campos teve um saldo altamente positivo na interação com as empresas e profissionais da Região. Com o objetivo de abrir mercados e gerar oportunidades, o CRT-RJ Empresas promoveu encontros no dia 14 em Macaé, na Fox Treinamentos que tem como Diretor-Presidente Vicente Carneiro Cardoso e, em Campos, no dia 15, no Auditório Rubens Áreas, através da Delegacia do CRT-RJ em Campos, com a coordenação do Diretor de Fiscalização e Normas Italo Judice.
Simultaneamente, a equipe do CRT-RJ ITINERANTE realizou atendimento presencial aos técnicos para tirar dúvidas, emitir registros e regularizar a situação dos profissionais. Foram 17 atendimentos que resolveram desde a emissão de boletos, regularização de registros e outros serviços.
O presidente do CRT-RJ Sirney Braga conversou com representantes de empresas e profissionais e falou da parceria do CRT-RJ com Sebrae Rio para capacitação em alto nível de empresas dos setores de Energias Renováveis e Petróleo e Gás, predominantes em Macaé e Campos, cujos editais foram divulgados no site do CRT-RJ. Sirney destacou que esses mercados estão entre os mais promissores da economia brasileira. O presidente deixou claro que ainda existe muito trabalho a ser feito, mas que a equipe do CRT está com garra total em prol de um Conselho forte e atuante.
Comitiva visita empresa certificada
Em Macaé, a equipe do CRT-RJ visitou a Empresa Fênix do Brasil que foi uma das empresas que recebeu o Selo de Nível 2 Pleno do Programa de Certificação de Integridade do Exercício Profissional. Em conversa com o Diretor Marcelo Ribeiro, foram abordados diversos assuntos, dentre os quais a importância do suporte do CRT-RJ junto às escolas técnicas, empresas e técnicos.
O Diretor da Fênix Marcelo Ribeiro elogiou a atitude do CRT-RJ e comentou a visita à sua empresa. “Discutimos a carência dos profissionais técnicos que estão se formando, mas que sentem necessidade de fazer cursos de especialização a fim de obter maior segurança no desempenho da função que irão exercer, e também comentamos sobre a Termo de Responsabilidade Técnica- TRT, que o profissional ou a própria empresa efetua em um trabalho, com o objetivo de dar qualidade técnica ao profissional e responsabilidade da empresa pelo trabalho executado, revertendo-se em confiabilidade dos clientes junto ao mercado industrial e petrolífero”.
Em Campos, CRT-RJ tira dúvidas de empresas
Magna Almeida, Diretora Administrativa da MAG Serviços, uma empresa de Campos dos Goytacazes especializada em CFTV, controle de acesso, interfonia, motores elétricos e geradores, disse que a visita do CRT-RJ ajudou a esclarecer dúvidas em relação ao sistema de atualização de documentos. Entre as dificuldades enfrentadas pelas empresas da região, Magna aponta a necessidade de capacitação das empresas para participarem de licitações por meio de pregões eletrônicos. “Existe uma demanda enorme para esse tipo de apoio. E muitas empresas querem atuar sem técnico e a fiscalização do CRT-RJ vai ajudar muito, pois as empresas que estão legalizadas, competem com aquelas que trabalham na ilegalidade”, disse a diretora.
Magna disse ainda que em Campos, o mercado está voltado para o Porto do Açu. “ As empresas daqui precisam se adequar para não perder espaço para as de fora. Conversando com o pessoal do Porto, eles consideram Campos dos Goytacazes uma cidade difícil de comprar e de conseguir prestadores de serviços. Com o Porto construindo as termelétricas, maior será a oferta de energia, isso atrai indústrias para nossa zona de negócios e gera mais empregos, e por isso, vamos precisar de mão-de-obra qualificada”, disse.
Presente também ao evento, Almir Ribeiro Cerqueira,, eletrotécnico e diretor da Power Sol , empresa especializada em energia solar fotovoltaica, reconheceu a importância da orientação do CRT-RJ junto ao mercado. “A apresentação de vocês foi bem esclarecedora”. A empresa se inscreveu no edital de energias renováveis do Sebrae Rio e também pretende solicitar o selo do Programa de Certificação de Integridade do Exercício Profissional do CRT-RJ.
Participaram da comitiva, o presidente Sirney Braga, a chefe de gabinete Janey Diniz, o procurador Leonardo Montalvão, o controlador do CRT-RJ, Rodrigo Machado, o assessor José Sérgio e a atendente Poliana Silva.