ELEIÇÕES 2020: VOTO LIVRE E CONSCIENTE
O Brasil vai às urnas este mês para escolher 5.570 prefeitos e mais de 55 mil vereadores. A Democracia brasileira ainda é jovem. O direito de expressar nossa vontade nas urnas só foi plenamente restaurado em 1985. Desde então nos tornamos, como eleitores, corresponsáveis pelos rumos do nosso País. Essa é uma grande responsabilidade para todos nós. Mesmo assim, ainda é muito fácil encontrar pessoas que dizem não gostar de política, que não querem se envolver e mesmo se informar sobre o assunto. O problema é que essas pessoas serão governadas pelos escolhidos por aqueles que se interessam e se engajam no processo eleitoral. Ou seja, parece claro que negligenciar a política está longe de ser o caminho mais sensato.
É fato que os escândalos recorrentes e as promessas sucessivamente não cumpridas são fatores que causam aos cidadãos repulsa e indignação. Mas se abrirmos mão de participar conscientemente do processo eleitoral, estaremos apenas contribuindo para a perpetuação do mau político nos espaços de poder ou o surgimento de novos aproveitadores. Por isso quero fazer um apelo à grande categoria dos técnicos e técnicas do estado do Rio de Janeiro: informe-se o máximo que puder sobre os candidatos, compare propostas, participe do processo eleitoral. Exerça plenamente o seu direito de se expressar. Valorize o seu voto!
As políticas defendidas e implementadas por prefeitos e vereadores são as que mais tem potencial para impactar diretamente nossas vidas. O valor da passagem do ônibus, a iluminação pública, o calçamento das ruas, a qualidade do posto de saúde, tudo isso e muito mais será melhor ou pior dependendo de quem seja escolhido para governar. Só por esses pontos já é possível perceber a importância de uma participação consciente do eleitor nas Eleições Municipais. Da mesma forma, eleger gestores públicos comprometidos com a inovação e que valorizem a participação de técnicos no ambiente produtivo e regulatório no nível municipal pode trazer efeitos positivos não só para o conjunto da sociedade, mas também para os próprios técnicos, que podem se posicionar como agentes presentes nas políticas públicas como habitação, saneamento, infraestrutura, telemática, mobilidade e meio ambiente, entre outras.
O voto consciente é aquele que expressa apenas a vontade do cidadão e da cidadã. Por isso, é necessário chamar a atenção sobre a influência exercida pelas chamadas fake news disseminadas pelas redes sociais. É muito importante verificar a veracidade das notícias recebidas, principalmente antes de compartilhá-las. Há ainda grupos, alguns deles com práticas violentas, interessados em influenciar o resultado do pleito. É sempre bom lembrar: o voto é secreto e inviolável. Não se submeta a pressões e ameaças, não se deixe intimidar. Exerça sua cidadania e, sempre que possível, procure os canais de denúncia anônima existentes. Faça valer o seu livre arbítrio e a sua cidadania na hora de votar!
Este ano, em função da pandemia de Covid-19, é preciso ficar atento também às novas regras determinadas pelo Tribunal Superior Eleitoral para que possamos ter uma votação que seja segura para todos. As seções eleitorais ficarão abertas das 7h às 17h, mas se você tem menos de 60 anos deixe para votar depois das 10h. O período inicial, entre 7h e 10h, será prioritário para os idosos. Não esqueça de sair de casa com a sua máscara de proteção, o uso nas seções eleitorais será obrigatório. Na fila, mantenha sempre uma distância mínima de um metro de distância para as outras pessoas. As informações completas podem ser acessadas no site da Justiça Eleitoral em https://www.justicaeleitoral.jus.br/dicas-ao-eleitor/ . Vale à pena dar uma conferida.
A festa da Democracia é um momento que deve ser valorizado e celebrado. Muito esforço foi necessário para que voltássemos a ter os direitos ao voto e à liberdade. Vamos exercê-los com alegria e responsabilidade. Que tenhamos todos uma votação tranquila e segura!