Técnico em Rede
de Computadores

Opera, instala, configura e realiza manutenção em redes de computadores. Aplica técnicas de instalação e configuração da rede física e lógica. Instala, configura e administra sistemas operacionais em redes de computadores. Implementa políticas de segurança para acesso a dados e serviços diversos.

Eles organizam, instalam e dão suporte aos sistemas de computadores de uma organização, incluindo redes locais (LANs), redes de longa distância (WANs), segmentos de rede, intranets e outros sistemas de comunicação de dados.Planejam e acompanham a área de rede de computadores em funcionamento, através do gerenciamento da rede local e dos recursos relacionados na administração de ambientes computacionais, por meio da configuração de recursos e sistemas. Participam da implantação de projetos de documentação de rotinas e protocolos, controlam os níveis de serviço de sistemas operacionais, redes e banco de dados e controle de segurança do ambiente computacional.

 Atribuições

  • Determina as necessidades de sistema de rede e computador de uma organização antes de configurar uma máquina
  • Instala todo o hardware e software de rede e faça as atualizações e reparos necessários
  • Mantém a segurança do sistema de rede e do computador e garantir que todos os sistemas estejam funcionando corretamente
  • Coleta dados para avaliar e otimizar o desempenho da rede ou do sistema
  • Adiciona usuários a uma rede e atribua e atualize permissões de segurança na rede
  • Treina os usuários no uso adequado de hardware e software
  • Interpreta e resolve problemas quando um usuário ou um sistema de monitoramento automatizado os alerta de que existe

O técnico em rede de computadores gerencia os servidores e os equipamentos de mesa e móveis de uma organização. Eles garantem que as redes de armazenamento de e-mail e dados funcionem corretamente.

Além dissotambém  garantem que as estações de trabalho dos funcionários estejam funcionando com eficiência e permaneçam conectadas à rede central de computadores. Alguns administradores gerenciam redes de telecomunicações.

Em alguns casos, o técnico em rede de computadores ajuda os arquitetos de rede a projetar e analisar modelos de rede. Eles também participam de decisões sobre a compra de hardware ou software futuro para atualizar a rede da organização.

Também dá suporte técnico aos usuários de computadores e também podem supervisionar especialistas em suporte a computadores que ajudam a resolver os problemas dos usuários.

Habilidades necessárias ao Técnico em Rede de Computadores

Habilidades analíticas: O técnico de rede precisa de habilidades analíticas para avaliar o desempenho da rede e do sistema e determinar como as mudanças no ambiente os afetarão.

Comunicação:  Devem ser capazes de descrever os problemas e suas soluções para os trabalhadores que não são de TI.

Conhecimentos de informática: Supervisionam as conexões de muitos tipos diferentes de equipamentos de computador e devem garantir que todos funcionem juntos corretamente.

Habilidades multitarefa: Podem precisar trabalhar em muitos problemas e tarefas ao mesmo tempo.

Habilidades para resolver problemas: Devem resolver rapidamente quaisquer problemas que surjam nas redes de computadores.

 O curso

 O curso habilita a instalar e configurar dispositivos de comunicação digital e programas de computadores em equipamentos conectados em rede. Também vai aprender a corrigir falhas, instalar e manter cabeamentos, além de configurar acessos de usuários, e-mails, impressoras, scanners, servidores e recursos de segurança em redes.

– Monitorar sistemas operacionais de redes e servidores

– Planejar, executar, instalar e fazer a manutenção de servidores, redes locais e sem fio

– Implementar protocolos, roteamento, switching, cabeamento estruturado e telefonia IP

– Aplicar políticas de administração de redes, serviços de disponibilidade e segurança física e lógica

– Criptografar dados, serviços de certificados digitais e proteção em servidores Linux e Windows 

– Configurar a segurança de acesso aos roteadores e switches Cisco

– Utilizar softwares reconhecidos na área de tecnologia da informação

 Mercado de Trabalho

 A computação em nuvem resultou em mudanças significativas para os profissionais desta área. Atualmente, os usuários de uma rede corporativa podem, por meio de um usuário e senha, acessar informações e sistemas de qualquer lugar, não só dentro do escritório. Esse compartilhamento oferece facilidades na gestão e criação destas redes, mas também muitos desafios, como a segurança da informação.

O mercado de trabalho é vasto e está bastante aquecido. Aqueles com qualificação têm uma alta taxa de contratação, considerando que este setor carece de trabalhadores habilitados. O profissional desta área pode trabalhar em empresas públicas ou privadas dos mais diversos portes, em praticamente todos os setores da economia, ONGs e associações.

As empresas que mais contratam profissionais desta área são as de telefonia celular, de internet, desenvolvedoras de software e operadoras de hardware. Eles podem ser contratados das companhias, terceirizados ou consultores.

 Fontes: Programadores Brasil,Mundo Senai

 

Confira a RESOLUÇÃO Nº 106/2020

https://crt-rj.implanta.net.br/portaltransparencia/#publico/Listas?id=2622f9ce-dbd9-4fe9-a1ab-40af83cc4113

Notícias sobre a modalidade:

Aqui tem vagas:

Contrate especialistas ou seja contratado nessa modalidade!