e Pontes:
Planejam a execução do trabalho e supervisionam equipes de trabalhadores de construção de obras de infraestrutura. auxiliam engenheiros no desenvolvimento de projetos, no levantamento e tabulação de dados e na vistoria técnica. estruturam o serviço de coleta de resíduos sólidos das obras, controlando os procedimentos de preservação do meio ambiente. realizam trabalhos de laboratório, vendas e compras de materiais e equipamentos. Padronizam procedimentos técnicos.
Do início ao fim de uma obra, o técnico em edificações tem que estar presente e atento a todos os detalhes. Basicamente, sua rotina se divide entre o escritório e o canteiro de obras. No escritório, realiza trabalhos como: Desenhos de projetos, Especificação dos materiais necessários à obra, Definição da equipe de trabalho (número de funcionários e suas funções) Pedidos de orçamentos, Elaboração de cronogramas e Negociações e gestão por telefone e e-mail.
Os projetos elaborados pelo técnico em edificações podem ser elétricos, de gás, de estruturas de concreto ou metálicas, etc., sempre obedecendo às normas técnicas.
É ainda no escritório que ele recebe as Ordens de Serviço (OS) para, a partir daí, poder planejar a distribuição do trabalho entre os operários, orientando-os sempre que necessário. Esse trabalho interno exige um grande senso de organização e uma visão global da obra com a qual está trabalhando.
A chegada do material ao local de construção é um bom exemplo. Tanto o tempo de transporte quanto a quantidade certa devem ser calculados com precisão. Se faltar material, a obra pode atrasar. Se chegar material adiantado ou em quantidades superiores às necessárias, pode haver desperdício. Quem faz esse planejamento é o técnico em edificações.
Atuação no canteiro de obras
Uma vez no canteiro de obras, suas atribuições são outras. Lá, o técnico em edificações tem que dar conta das seguintes funções:
• Coordenar a equipe para que a obra não atrase
• Receber materiais e verificar se a entrega corresponde ao que foi pedido
• Realizar testes de qualidade do material (no caso do concreto, por exemplo, testar a resistência)
• Encaminhar os materiais para uso imediato ou armazenagem adequada
• Dar o destino correto aos materiais excedentes e aos resíduos da obra
• Aplicar as normas técnicas de saúde, segurança, higiene e meio ambiente em toda a obra
O técnico em edificações, portanto, deve conhecer todo o processo de uma obra de construção civil, pois sua atuação abarca todas as fases, do projeto ao acabamento, passando pela gestão de pessoal e de materiais. Por isso, duas atribuições básicas de todo técnico em edificação, além de um grande senso de organização e planejamento, são gostar de cálculos e saber trabalhar bem em equipe.
Mercado de Trabalho.
O técnico em edificações tem um bom campo de trabalho e sua empregabilidade é alta. A razão não é apenas o grande número de construções, mas, sobretudo, o nível de profissionalização cada vez maior exigido no setor, com a obrigatoriedade do cumprimento das normas técnicas das quais o técnico em edificações é grande conhecedor.
O profissional pode trabalhar em empresas de arquitetura e engenharia, em construtoras, empresas de reforma, fábricas de pré-moldados, indústrias de materiais de construção e escritórios de projetos, por exemplo.
Como se tornar um técnico em edificações? O caminho para atuar nessa área é fazer o curso de técnico em edificações. Para se matricular, o estudante deve estar cursando ou já ter concluído o ensino médio e ter 16 anos ou mais. Técnico em edificações é um curso de nível médio.
O curso de técnico em edificações dura em média dois anos, com uma carga horária de cerca de 1.200 horas, entre aulas teóricas e práticas. Veja algumas das disciplinas que fazem parte da grade curricular:
• Introdução à Construção Civil
• Informática Aplicada
• Desenho Técnico
• Desenho de Construção Civil
• Práticas de Construção Civil
• Topografia
• Resistência dos Materiais
• Impactos Ambientais
• Mecânica dos Solos e Fundações
• Sistemas Estruturais
• Gestão da Qualidade
• Higiene e Segurança do Trabalho
Ao final do curso, o aluno passa por estágios supervisionados em escritórios de engenharia, arquitetura e projetos, bem como em canteiros de obras.
Uma vez formado, o profissional deve obter registro junto ao Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Estado do Rio de Janeiro (CRT-RJ ) requisito obrigatório para o exercício da profissão de técnico em edificações. Basta encaminhar os documentos e seu diploma do curso técnico. Importante: para que tenha validade, o diploma deve ter sido emitido por uma instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).
No Brasil, o curso de Técnico em Edificações pode ser encontrado em instituições de ensino particulares, como o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), ou em instituições públicas, com boa oferta em várias regiões do país. Em todos os casos, a instituição deve ser credenciada pelo MEC para que diploma seja válido.