Qual o perfil do profissional de computação gráfica?
Geralmente, os profissionais iniciam seus estudos no país de origem e muitas vezes online. Em seguida, podem seguir a carreira tanto no país quanto no exterior e buscar aperfeiçoamentos.
Além de criatividade, um profissional técnico em computação gráfica deve ter habilidades em design, edição, efeitos sonoros, efeitos visuais, criação entre outras características.
Em virtude de a tecnologia estar em constante evolução, os softwares especializados — que são as ferramentas de trabalho dos profissionais — se atualizam rapidamente, incorporando grandes inovações tecnológicas.
Por este motivo, o profissional estará sempre tendo que se atualizar e se adaptar ao mercado, visto que ele está em gradativa evolução.
Em quais áreas o profissional de computação gráfica pode atuar?
O profissional formado em técnico de computação gráfica pode atuar nas áreas: impressa, virtual e digital.
Por consequência, todas essas áreas oferecem diversas oportunidades.
Abaixo, nós selecionamos alguns dos cargos mais comuns da área de computação gráfica, confira:
designer gráfico: cria logotipo, diagrama conteúdo e cria peças para publicidade e websites;
animador: conta histórias utilizando personagens e objetos animados virtualmente;
editor: seleciona, organiza, trata, compõe e finaliza imagens, vídeos e filmes;
designer de games: elabora projetos em 2D e 3D, utilizando realidade virtual e aumentada;
desenhista industrial: desenha equipamentos, máquinas industriais e até mesmo automóveis.
Atualmente, é válido mencionar novamente que o mercado de trabalho está em ascensão para a área de computação gráfica, ou seja, a demanda é crescente por profissionais capacitados nesse campo.
Como a computação gráfica é uma área bastante abrangente, é seu dever como profissional atualizar-se e buscar sempre as melhores opções de cursos.
Além disso, quem atua no ramo da Computação Gráfica consegue desenvolver trabalhos de duas ou mais dimensões, simuladores digitais, maquetes eletrônicas e animação e educação de áudio e vídeo sendo um profissional indispensável em diferentes níveis do mercado de trabalho.
O curso é indicado para jovens e adultos que possuem o ensino médio e desejam uma carreira promissora, que superará as ações tecnológicas que ocorrem diariamente bem como, crescer com elas. Ideal para quem gosta de interagir com o meio cibernético através de tecnologias que permitam o desenvolvimento de um trabalho qualificado proporcionando melhor compreensão do ambiente em que é desenvolvido.
Fonte: CPET