Instala, calibra, comissiona e realiza a manutenção dos instrumentos e equipamentos utilizados para controle de processos industriais.Ele é o profissional responsável por especificar, montar, testar, manter, comissionar e conservar a integridade e qualidade dos instrumentos utilizados no processo industrial tanto em instrumentos de medição quanto nos elementos finais de controle.
É o profissional que instala, calibra, comissiona e realiza a manutenção dos instrumentos e equipamentos utilizados para controle de processos industriais. Ele é o profissional responsável por especificar, montar, testar, manter, comissionar e conservar a integridade e qualidade dos instrumentos utilizados no processo industrial tanto em instrumentos de medição quanto nos elementos finais de controle.
O técnico em instrumentação será responsável pela execução de testes e procedimentos de manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos industriais e instrumentos de medição, além de realizar o controle de diversas variáveis, tais como: pressão, temperatura, nível, corrente, tensão e vazão.
O instrumentador é um profissional indispensável dentro da indústria, principalmente quando o especialista deseja ter alguns resultados em suas máquinas, com a incrementação e o controle do produto, o fornecimento de dados, quantidade de produção e da economia dos processos, aumento da produção e do rendimento, simplificação de projetos de pesquisa e execução de funções de inspeção e ensaios com maior velocidade e eficiência.
O profissional é o responsável por elaborar desenhos técnicos, bem como diagramas lógicos relacionados à calibração de máquinas. Portanto, trata-se de uma mão de obra de extrema necessidade na criação de plantas industriais, execução de projetos, planejamento técnico e manutenção de preditivas e preventivas. De certo, é uma forma de trabalho mais ampla, mas essas estão entre as atribuições de exercício. É importante salientar que o ramo de automação cresce de forma acelerada, sendo assim, faz-se necessário que o profissional tenha as habilidades esperadas. Portanto, a recomendação é: especializar-se ainda mais, buscar conhecimento no segmento de AutoCAD pode ser uma boa, por exemplo.
Mercado de Trabalho:
A área de atuação para o técnico em instrumentação é bastante ampla, podendo atuar em diversos segmentos da indústria, trabalhando nos setores da indústria petroquímica, automobilística, alimentícia, farmacêutica, têxtil, papel e celulose, geração de energia, saneamento básico entre outras.
A média de salário para o técnico em instrumentação varia muito, podendo mudar de uma região para a outra e empresa, sendo assim, o salário varia aproximadamente entre dois salários e meio e cinco salários mínimos.
Fonte: Mundo Elétrica