Realiza atividades de prospecção, avaliação técnica e econômica, planejamento e extração referente aos recursos naturais. Opera equipamentos de extração mineral, sondagem, perfuração, amostragem e transporte. Caracteriza minérios sob os aspectos físico-químico, mineralógico e granulométrico. Executa projetos de desmonte, transporte e carregamento de minérios. Monitora a estabilidade de rochas em minas subterrâneas e a céu aberto. Elabora mapeamento geológico e amostragem em superfície e subsolo. Opera equipamentos de fragmentação, de separação mineral, separação sólido/líquido, hidrometalúrgicos e de secagem.
As atividades da profissão
A mineração é entendida como a arte de se extrair da crosta terrestre minerais e rochas que possam ser úteis à humanidade. Tal atividade requer criteriosos estudos sobre a maneira mais adequada de extração, garantindo o menor risco possível de impacto ambiental na retirada de tais substâncias. Para isso, o Técnico em Mineração trabalha diretamente com modernos equipamentos, de primeira tecnologia, que facilitam a perfuração e causam menos danos ao ambiente. Muitas dessas máquinas assemelham-se a animais da fauna brasileira, aperfeiçoando os dons naturais para garantir mais eficiência na atividade. A mineração envolve atividades de pesquisa mineral (que é a procura por substâncias minerais), a extração propriamente dita (ou lavra e meio ambiente) e o beneficiamento de minério (preparação para utilização da substância extraída por meio de britagem, moagem, peneiramento, flotação etc.).
O técnico em Mineração realiza a programação, processamento e controle das operações de mineração, acompanha plantas, esquemas e especificações técnicas nos processos de extração, sondagem e perfuração e auxilia na elaboração de mapeamento geológico.
Perfil
O Técnico em Mineração trabalha a quilômetros abaixo da superfície da Terra e, por isso, é necessário possuir muita capacidade de adaptação a condições pouco convencionais e alta resistência ao ambiente em situações anormais de temperatura e pressão. A título de curiosidade, um quilômetro da superfície abaixo do nível do mar corresponde, até a saída da mina, a um edifício de mais de 300 andares.
Atribuições:
- Atuar em todas as fases da pesquisa mineral;
- Executa projetos de desmontes, transportes e carregamento de minério;
- Observar a estabilidade de rochas em minas;
- Faz coleta de amostras de minério para análise química e física em laboratório;
- Trabalha com mapas, bússolas e fotografias para orientação do trabalho;
- Ajuda na elaboração de mapeamento geológico.
O curso
O curso Técnico em Mineração é uma formação para interessados no campo da Mineração. Ela envolve o trabalho direto com o minério e matéria-prima para diversos produtos industriais utilizados na fabricação industrial de computadores, carros, eletrodomésticos e vários outros produtos presentes no nosso dia a dia, é necessário o profissional na extração de minérios.
Grade curricular
A matriz curricular do técnico em Mineração tem boa parte da carga horária composta por disciplinas práticas, onde o estudante aprende em campo como realizar atividades de classificação de minério, instalação de minas, entre outras. Apesar das matérias básicas como matemática, física, química e estatística, o futuro técnico encontra matérias práticas desde os primeiros semestres do curso. Confira algumas das matérias do conteúdo programático:
- Cominuição (processo de quebrar rochas);
- Estudo do solo;
- Pesquisa e Prospecção Mineral;
- Química Aplicada à Mineração;
- Recursos Hídricos;
- Topografia e Cartografia e outras.
Habilidades
Para obter sucesso no mercado de trabalho, o Técnico em Mineração precisa possuir certas habilidades e características básicas fundamentais para o bom desempenho profissional. Entre elas, estão:
- Avaliação e dimensionamento de jazidas e corpos de minérios.
- Controle dos impactos ambientais;
- Definição dos métodos de lavra;
- Definição das rotas de beneficiamento;
- Planejamento do tratamento dado aos rejeitos produzidos pela mineração;
- Prospecção e avaliação de depósitos minerais, entre outras
Mercado de Trabalho
Os conhecimentos do Técnico em Mineração permitem que atue na exploração de recursos minerais, desde a lavra até o beneficiamento. Pode, também, se especializar na gestão ambiental de empreendimentos mineradores, cuidando do tratamento e do descarte de rejeitos da produção. Normalmente, a atuação está vinculada a diferentes setores da indústria, como de construção civil, metalúrgica, petroquímica e siderúrgica. Atualmente, as vagas de emprego para os profissionais devidamente formados estão associadas às jazidas de minérios.
Fonte: Educamais Brasil
Confira: RESOLUÇÃO Nº 104/2020