Em pouco mais de três meses, a campanha Técnicos Industriais em Ação – Unidos Pela Vida, promovida pelo CRT-RJ, reuniu mais de 600 voluntários dispostos a doar tempo, conhecimento e força de trabalho para recuperar equipamentos capazes de ajudar as equipes médicas a salvar vidas no esforço para combater a Covid-19. Dentre esses voluntários, sete tiveram a oportunidade de mostrar seu potencial, habilidades e capacidade técnica para as empresas que já atuam na área de manutenção de clínicas e hospitais e enxergam neles profissionais que, por sua dedicação e espírito altruísta, eram merecedores de uma chance no mercado.
“Sou técnico industrial de formação e quando soube da campanha entendi que era preciso incentivar ainda mais esses profissionais. Precisamos de pessoas que tenham esse afeto e essa determinação de fazer pelo próximo. Isso é algo muito importante, que muitos falam, mas poucos são capazes de colocar em prática. Por isso decidimos que era necessário dar uma oportunidade aos voluntários”, disse Vitor Nascimento, técnico em eletrônica e dono da Medvitalis, empresa que atua na área e é responsável por parte das contratações juntamente com a empresa Nova Rio.
“Para nós do CRT-RJ foi uma grata satisfação saber que alguns técnicos e técnicas conseguiram ter uma oportunidade a partir da campanha que iniciamos”, disse Sirney Braga, presidente do CRT-RJ, ressaltando que as contratações se deram de forma espontânea por parte das empresas. “Desde o início deixamos claro que a proposta era organizar uma força de trabalho voluntária, não havia qualquer contrapartida a não ser a satisfação de ajudar ao próximo. No entanto, vimos com muita alegria o fato de esses técnicos terem sido observados, avaliados e contratados tendo como base sua competência e disponibilidade”, afirmou o presidente.
Para o técnico Alexandre Luis Carneiro, a oportunidade chegou em boa hora. “Estava desempregado desde dezembro do ano passado. Ter participado da campanha foi algo muito gratificante. Quando me inscrevi tinha em mente apenas a vontade de ajudar, já que estava parado. Não imaginei que a partir daí poderia se abrir uma porta de trabalho. Fiquei muito feliz e pretendo aproveitar essa chance com muita dedicação e empenho”, disse Alexandre, que é técnico em eletrotécnica.
A campanha Técnicos Industriais em Ação segue em plena atividade. Até a segunda semana de junho já haviam sido reparados mais de 189 equipamentos em 10 hospitais no estado do Rio. Além disso, 72 respiradores foram enviados para reparo na fábrica da Jaguar Land Rover, em Itatiaia, como fruto de parceria do CRT-RJ com a montadora, o Senai, a Superintendência do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro e a Federação das Entidades Filantrópicas e Beneficentes do Estado (Femerj). Desses respiradores 17 já foram entregues aos hospitais de origem para atender às vítimas do novo coronavírus.